Bruxismo




É um problema do sistema nervoso central, onde a ansiedade e o stress têm um papel preponderante.
Durante a noite acontece ranger dos dentes e durante o dia apertá-los. Ranger os dentes pode desgastá-los e o barulho pode incomodar quem dorme no mesmo quarto.
Os sintomas são mais frequentes durante o sono, causando também maiores complicações, uma vez que são mais difíceis de controlar.
CONSEQUÊNCIAS
Dores nos ouvidos dificuldade em mastigar, dores de cabeça, tensão muscular. Contribuindo para o desgaste dos dentes, sensibilidade dentária, podendo partir os dentes mais frágeis.
CAUSAS 
Ansiedade, stress, medos e sintomas depressivos.

Em crianças existe maior possibilidade de sofrer de Bruxismo quando existem conflitos familiares ou na escola, medos, responsabilidades desproporcionadas à idade ou quando sofrem de alguma perturbação emocional.
Dormir com a TV ligada, estar muitas horas ao computador antes de se ir deitar, podem aumentar os estímulos que interferem no sono, assim como a ingestão de cafeína ou álcool.
TRATAMENTO
 

É recomendável recorrer à psicoterapia para diminuir a tensão psicológica ou as dificuldades emocionais, de modo a conseguir diminuir o Bruxismo. Além disso, praticar atividades de relaxamento, como ioga, meditação, acupunctura podem ajudar a diminuir os níveis de ansiedade, mas quando os problemas são de ordem emocional ou cognitiva, deve procurar um psicólogo para ajudar a criança a superar esta situação.

É importante também, consultar o seu dentista para fazer uma análise da cavidade oral, tendo como objetivo o seu tratamento e reduzir a dor ou evitar o desgaste dos dentes.



Sem comentários:

Enviar um comentário