Quando
a criança não gosta de fazer os trabalhos para casa e a sua concretização é um sem fim de
conflitos?
Esta
rotina diária pode ser facilitada se tiver em conta as seguintes sugestões:
1.Facultar
um momento para descontrair – A criança antes de ir fazer os tpc, deve escolher
uma actividade lúdica que ajude a descontrair. Devem ser
estabelecidos horários, não só para essa actividade, como para começar a fazer
os tpc.
2.Arranjar
um relógio- Permite que a criança visualize o tempo em que está a brincar e o
tempo em que está a estudar.
3.Definir
um horário de estudo - Elaborar um plano de estudo em função da idade, das
dificuldades da criança e dos momentos de avaliação.
4.Escolher
um espaço especifico para fazer os tpc - Este local deve ter uma mesa, ser
confortável e ter luz adequada. Evitar locais que facilmente distraiam a
criança.
5.Reunir
o material – A criança deve ter tudo o que precisa, antes de começar a fazer os
tpc para evitar distrações que possam contribuir para diminuir a sua
concentração e rentabilizar o tempo dedicado aos tpc.
6.Evitar elementos de distração – Eliminar tudo o que pode interferir na atenção da criança, como televisão, rádio, estar alguém ao telefone ou a brincar no mesmo espaço.
7.Estar
alguém próximo para tirar dúvidas - Ajudar a criança no momento em que precisa,
oferece segurança e encoraja-a. Nunca deve fazer os tpc pela criança, mas
sim ajudá-la a raciocinar e a sentir responsabilidade no que lhe compete.
8.Fazer
intervalos- No momento em que a criança demonstra que está com pouco rendimento
ou está a ficar mais desatenta, faça intervalos, mas com tempo pré-definido.
Este tempo é importante para a criança volte a estar concentrada e não fique
saturada.
9.Aprender
a verificar se fez tudo - Quando termina os tpc deve ser a criança a confirmar
se fez o solicitado, antes do adulto os corrigir. Assim, desenvolve a
competência de verificar os trabalhos ou testes antes de os entregar, evitando
esquecimentos frequentes.
10.A criança precisa de errar - No processo de aprendizagem errar e corrigir o que estava mal, permite à criança compreender e ultrapassar melhor as suas dificuldades e desenvolve o pensamento.
11.Valorize
os seus progressos - Quando elogia o esforço da criança, está a estimular a sua
autonomia. Estar atento ao seu empenho e dar motivação à criança, incrementa o
desejo de fazer melhor.
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